Especialidades

dermatology_specialty_areas

A pele é o maior órgão do corpo humano, por isso, precisa e merece estar sempre saudável! É ela que desempenha a função de proteção do seu corpo, além de estar relacionada à saúde dele.

A dermatologia clínica é responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que atingem a pele, as unhas e os cabelos.

O médico dermatologista, também prescreve cuidados básicos referentes à hidratação, proteção solar e prevenção do câncer de pele, e manutenção da saúde da pele, cabelos e unhas. Além disso, combate o envelhecimento, e realiza tratamentos para manchas e queda de cabelos.

scalpel-10-blade-correctCom o objetivo de ajudar no diagnóstico de doenças através de biópsias e também de corrigir cicatrizes, tumores da pele, a dermatologia cirúrgica é uma opção para quem possui lesões que podem ser removidas por questões médicas ou apenas por estética.

Os procedimentos são, em geral, minimamente invasivos, ou seja, precisam apenas de anestesia local, têm rápida recuperação, sem complicações, e são realizados no próprio consultório médico.

cosmetic surgeon giving face lifting injection to mature woman
A cosmiatria é a área da dermatologia que cuida da estética da pele, como tratamento de rugas, sulcos, linhas de expressão e manchas, além do combate ao envelhecimento precoce.

 

Peelings

O peeling é um procedimento indicado para amenizar marcas e manchas na pele. Seu processo envolve a  remoção de  células mortas e prioriza  suavizar as alterações decorrentes do envelhecimento da pele, contribuindo em seu aspecto saudável e a  melhora da sua aparência. É um procedimento abrasivo que remove uma fina camada da pele. Esta camada se regenera e recebe um novo aspecto, devido às novas células que foram estimuladas a se reproduzir.

Eles podem ser divididos em:

 Peeling químico: O peeling químico é um tipo de tratamento estético que é feito com a aplicação de ácidos sobre a pele para retirar as camadas danificadas e promover o crescimento de uma camada lisa. Dentre as finalidades estão as correções ou atenuações de marcas, manchas, linhas e rugas, além de proporcionar uma melhor qualidade da pele.

Peelings superficiais: atingem as camadas mais exteriores da epiderme.

Peelings médios: atingem da epiderme até a derme (segunda camada da pele) mais superficial e são bem mais agressivos;

Peeling físico ou abrasivo: utiliza lixamentos e abrasões na pele com técnicas de esfoliação manual ou com aparelhos. A finalidade primordial é a retirada superficial de pele que, devido à rápida capacidade de reprodução, logo se regenera, ganhando novo aspecto, visual mais viçoso e rejuvenescido. Normalmente esses peelings não atingem camadas mais profundas.

Peeling a laser:  Utiliza tecnologias denominadas ablativas, que através do uso de aparelhos com laser, estimulam a renovação da pele, melhora de aspecto e suavização das linhas superficiais de expressão.

Toxina Botulínica (Botox® e Dysport®)

A toxina botulínica é  indicada para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas), os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos e também em casos de sudorese excessiva (hiperidrose) nas mãos, pés e axilas.

Preenchimentos

Ácido Hialurônico (Restylane®) – O preenchimento facial é um procedimento para melhorar a pele envelhecida. O ácido hialurônico é uma das substâncias usadas para esta finalidade. Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios.

Ácido poli-L-lático (Sculptra) – É um dos melhores produtos para estimular a formação de colágeno novo na pele, obtendo resultados surpreendentes na volumização do rosto, tratamento de rugas e de flacidez da pele, tanto do rosto quanto corporal. Promove aumento na quantidade de colágeno novo e com isso traz um rejuvenescimento real dos locais tratados. Indica para tratar a flacidez do rosto e também do corpo como:  flacidez abdominal (após emagrecimento ou flacidez após a gravidez), flacidez da pele do bumbum e das coxas. Tem resultado eficaz e aspecto natural.

Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®) – Uma substância produzida à base de hidroxiapatita de cálcio, que está presente em nosso organismo. Esta substância pode ser usada para corrigir sulcos nasogenianos (conhecidos como “bigode chinês”) profundos.Também é possível aumentar o volume da região malar, o queixo, corrigir depressões do nariz e também cicatrizes profundas.Esta substância tem dupla função, preencher e estimular a produção de colágeno, melhorando a qualidade da pele.

 Skinboosters – São preenchedores leves que agem como reservatório de hidratação de longa duração.  Servem para rejuvenescer a pele danificada pelo envelhecimento e exposição solar excessiva. Podem ser feitos no rosto, pescoço, colo e mãos. Os resultados podem ser vistos na superfície da pele : aumento da suavidade, elasticidade, firmeza e colágeno, conferindo uma melhora da sua aparência.

imagesLimpeza de pele, drenagem linfática, máscaras faciais, entre outros para benefício da beleza, saúde e bem-estar são bons aliados dos tratamentos dermatológicos e ajudam a manter a pele ainda mais bonita.

A estética aplica e indica cosméticos de acordo com as necessidades ou preferências dos clientes.

laser-co2-fracionado11Os tratamentos a laser são grandes aliados dos médicos dermatologistas. Com essa tecnologia, é possível tratar manchas de sol, lesões vasculares e vermelhidão da pele (vasinhos faciais e rosácea, por exemplo), remover tatuagens, além de ser um bom e eficaz tratamento que ajuda na renovação celular e rejuvenescimento da pele.

Ultrassom microfocado para flacidez (Ulthera®)

ulthera-637x281

Primeira e única tecnologia baseada em ultrassom focado, não-cirúrgica e não-invasiva, aprovada pela Anvisa e FDA para flacidez de pele.

Com tecnologia baseada em ultrassom microfocado, o Ulthera® tem tecnologia que aquece as camadas mais profundas da pele para estimular a formação de colágeno, retardar a flacidez e melhorar a elasticidade da pele da face e do pescoço, incluindo a linha da sobrancelha.

Benefícios

• Ulthera® combina ótima profundidade, temperatura e precisão sem afetar a epiderme;
• Pode ser utilizado em fototipos de I-VI durante o ano todo;
• Tratamento completo em uma única sessão de 45-60 minutos;
• Excelente alternativa para pacientes com flacidez de leve a moderada que não estão prontos para um lifting ou cirurgia.

Resultados

Agora há uma maneira de se manter firme face à gravidade. Os resultados se desdobrarão ao longo de 2-3 meses e alguns pacientes relataram melhora contínua por até 6 meses. O Ulthera provou ser uma alternativa atraente para aqueles que ainda não estão prontos para a cirurgia.

Depilação a laser (Lightsheer)

É o laser utilizado na depilação com os resultados mais significativos até hoje. Pode ser aplicado em qualquer parte do corpo e trata todos os fototipos, ou seja, todos os tipos de pele, como peles bronzeadas e negras, pois age diretamente no pigmento (melanina) do pelo, desse modo, quanto mais escuro for o pelo, mais eficaz será os resultados dos tratamentos.

Luz pulsada (Starlux®)

É o laser ideal para tratar manchas, danos causados pelo sol como: grandes áreas de pigmentação na face, colo e braços. Tratar lesões pigmentadas individuais, também conhecidas como manchas senis ou melanoses e vasinhos aparentes que podem ser nas cores vermelha, azul ou roxa.

Remoção de tatuagem (Nd: YAG 1064/532mm)

Muito utilizado para a remoção de tatuagens, esse laser tem atração por pigmentos escuros e promove sua destruição. Na remoção da tatuagem são necessárias várias sessões até chegar ao resultado esperado.

CO2 fracionado (Sellas)

O laser CO2 fracionado é indicado para pessoas que buscam rejuvenescimento da pele, remoção de cicatrizes em geral (como de acne), ou o fim da flacidez. Ele é excelente para rugas, pois consegue atingir diversas superfícies da pele, nivelando sua estrutura. Além disso, como o laser CO2 total, ele estimula a produção de colágeno.

endermologiaHoje, graças ao avanço da tecnologia, existem tratamentos seguros, e geralmente não-invasivos, que ajudam na remodelagem do corpo, melhorando a textura da pele, suavizando estrias, combatendo a flacidez e eliminando a gordura localizada. Esses tratamentos podem ser feitos em diversas áreas do corpo, sob recomendação e avaliação do médico dermatologista.

Galeno Sculptor

barriga-negativa-637x569

Diferencial

Tecnologia que associa criolipólise, ultrassom cavitacional, ultrassom focado e radiofrequência. Com esse aparelho é possível tratar duas áreas simultaneamente utilizando duas tecnologias diferentes ao mesmo tempo.

 

Indicações Clínicas

• Tratamento da gordura localizada
• Tratamento da flacidez de pele
• Tratamento da celulite

CoolSculpting

É o que tem de mais moderno para redução de gordura localizada. O aparelho faz a criolipólise,  no qual as células de gordura são eliminadas através do congelamento. É uma aparelho inovador, de última geração, em que o paciente pode eliminar de 20 a 25% da gordura na região trabalhada.

O método é eficaz e mais seguro por não ser invasivo, sem cortes, anestesias ou outras substâncias injetáveis. É ideal para aqueles que querem se livrar dos indesejáveis excessos e pode ser aplicado em diferentes partes do corpo, principalmente nas áreas da barriga, costas e pneuzinhos. Além disso, o paciente retoma suas atividades no mesmo dia.

CoolMini

É uma ponteira do CoolSculpting que foi desenvolvida especialmente para a região embaixo do queixo e promete  acabar de vez com a papada. A mesma ponteira também pode ser usada para pequenas áreas como: parte interna do joelho,  gordura localizada acima da mama e perto da axila.

CoolSmooth

Uma nova ponteira desenvolvida especialmente para a região dos culotes, e que se encaixa anatomicamente nessa região reduzindo de forma definitiva a gordura localizada dos culotes. A técnica é feita através do congelamento da gordura.

Essa ponteira faz parte do aparelho CoolsCulpting, muito conhecido por reduzir medidas através do congelamento da gordura e muito uitlizado em abdomen, flancos e costas.

Tite FX

O aparelho de alta tecnologia combate a gordura localizada, celulite e flacidez através de um tratamento não invasivo, indolor e com sessões de apenas 30 minutos.

O Tite FX atua na redução de volume, remodelagem das áreas tratadas, firmeza da pele e celulite. A máquina une massagem a vácuo, radiofrequência e eletroporação, o que ajuda a obter resultados mais rápidos em poucas sessões.

Liposonix

É ultrassom focalizado de alta intensidade para destruir o tecido gorduroso que está abaixo da pele. O transdutor, focaliza a energia em profundidade precisa, elevando rapidamente a temperatura somente na área desejada. A pele ao redor da área tratada permanece intacta.

A ação do calor cria uma dupla resposta no tecido, resultando na destruição da gordura alvo assim como a contração do colágeno na área tratada.

Accent

É uma radiofrequência ideal para tratar celulite, flacidez corporal, gordura localizada, irregularidades na pele após procedimentos cirúrgicos.

O aparelho utiliza a radiação eletromagnética de alta frequência para estimular a produção do colágeno, que constitui as fibras reticulares e é responsável pelo fortalecimento dos tecidos.

hidratacao_dos_cabelosA queda de cabelo, genericamente chamada de alopecia, é uma das principais queixas no consultório do dermatologista.

Existem vários tipos de alopecia! Por exemplo, o eflúvio que é uma queda de cabelos muito intensa e aguda, a alopecia androgenética que é a calvície que tanto aflige homens e mulheres ou uma alopecia cicatricial que pode deixar uma cicatriz no couro cabeludo.

As dermatoses que acometem o couro cabeludo e a haste (fio do cabelo) são inúmeras podendo refletir doenças locais e até mesmo sistêmicas.

É essencial uma avaliação especializada a fim de prevenir e tratar de maneira precoce as alopecias.

Exames realizados pelos nossos especialistas

Tricoscopia

A tricoscopia é um método diagnóstico que auxilia na detecção de doenças dos fios e do couro cabeludo. Através de uma lente de aumento com várias luzes de LED, é possível avaliar com detalhes lesões, perda, afinamento e fragilidade dos fios, variação no diâmetro das hastes e várias outras alterações que podem ser encontradas nas alopecias. Além disso, a tricoscopia permite a fotografia seriada do couro cabeludo para acompanhamento e observação dos resultados terapêuticos.

Análise dos fios de cabelos perdidos espontaneamente

O paciente coleta os fios que se desprenderam espontaneamente no seu cotidiano, como após pentear ou lavar os cabelos. A análise desses fios permite avaliar se a queda de cabelos diária encontra-se normal, além de verificar em que fase folicular encontram-se a maioria dos fios perdidos.

Biópsia do couro cabeludo

A biópsia do couro cabeludo é um procedimento que se faz necessário quando necessitamos de uma complementação diagnóstica. A biópsia é realizada no próprio consultório, após anestesia local e geralmente o paciente não necessita de repouso, podendo retornar a sua rotina no mesmo dia.

Tratamentos

Laser fracionado não ablativo

Estudos recentes demonstram que a utilização de laser fracionado não ablativo estimula o crescimento dos fios e melhora a nutrição folicular.

Drug Delivery pós-laser ou microagulhamento

Através de microperfurações no couro cabeludo realizadas com laser fracionado não ablativo  ou com microagulhamento, canais milimétricos são abertos na superfície cutânea liberando fatores de crescimento e permitindo maior absorção dos medicamentos tópicos aplicados imediatamente após o procedimento.

Intradermoterapia

A intradermoterapia ou mesoterapia capilar é uma técnica que consiste na injeção de medicamentos diretamente no couro cabeludo. O procedimento é recente e tem demonstrado bons resultados como tratamento adjuvante.

Corticoterapia intralesional

A corticoterapia intralesional é a infiltração de pequenas quantidades de corticoide no couro cabeludo, barba e sobrancelhas, com pouco grau de absorção sistêmica. Indicado para determinadas alopecias cicatriciais, que podem causar a perda permanente dos folículos.

Imunoterapia de contato

A imunoterapia de contato é realizada com um hipersensibilizante cutâneo, a difenciprona. Seu objetivo é melhorar a resposta imune local reduzindo a atividade inflamatória de determinadas alopecias. É um tratamento muito interessante para pacientes com perda de mais de 50% dos fios do couro cabeludo, sendo uma boa escolha para pacientes com alopecia areata.