(21) 2512-6461 / (21) 98478-5665 / (21) 3486-9771

10 dicas de cuidados para uma pele saudável no verão!

Estamos em pleno verão e a vontade de passar o dia inteiro sob o sol é tentadora! Mas o perigo está justamente aí. A exposição à radiação ultravioleta é a principal causa do envelhecimento precoce e do câncer de pele, o tipo de câncer mais comum do Brasil. Por isso, especialmente no verão, os cuidados diários com a proteção da pele devem ser redobrados. A seguir, veja as principais dicas para manter a saúde da sua pele sem abrir mão do lazer ao ar livre!

1 – Evite se expor ao sol nos horários de pico (entre 10h e 16h). É nesse horário que os raios UVB, mais nocivos à pele, estão a todo vapor.

2 – Use sempre filtro solar, mesmo em dias nublados. Prefira os de FPS 30 ou maior, reaplicando-o a cada duas horas. É importante observar que esse cuidado deve ser seguido mesmo quando estiver embaixo da barraca na praia, pois a areia reflete grande parte dos raios UV!

3 – Proteja também os lábios. Eles têm a pele mais fina e estão igualmente sujeitos aos danos solares.

4 – Reveja sua rotina de cuidados! Alguns produtos que contêm ácidos são contraindicados para o verão por conta do risco de causarem manchas. Converse com o dermatologista.

5 – Além do filtro solar, acrescente ao seu kit de proteção chapéus de abas largas, óculos com proteção UV, barracas de lona e roupas que contenham proteção UV.

6 – Cuidado com frutas cítricas!  Limão, abacaxi e laranja, por exemplo, podem manchar a pele caso sejam expostas ao sol. Caso a pele entre em contato com algum alimento ácido, é importante lavar com água e sabão o mais rápido possível;

7 – Apesar do calor, evite lavar o rosto mais que duas vezes por dia. Isso causa o efeito ‘rebote’, fazendo com que a pele produza ainda mais oleosidade. Uma boa alternativa é a água termal, que tem propriedades refrescantes e hidratantes.

8 – Uma boa alternativa ao sol são os autobronzeadores. Eles possuem um princípio ativo que interage quimicamente com a pele, produzindo um pigmento escuro e deixando-a bronzeada. Eles devem ser a preferência de quem tem a pele sensível, que queima e não bronzeia – o tipo de pele mais suscetível ao câncer de pele!

9 – Evite dormir de cabelos molhados. Isso contribui para a proliferação de fungos e bactérias que podem causar a caspa, por exemplo.

10 – Hidratação de dentro para fora é muito importante. Beba bastante água! Ela também ajuda – e muito – na saúde da pele e do corpo em geral.